Unidades de acolhimento da Semfas participam do Projeto ‘Árvore da Solidariedade’

Assistência Social e Cidadania
26/11/2013 17h03

Os jovens dos abrigos Marinete Alves, Sorriso, Caçula Barreto e Nova Vida da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) participaram na última sexta-feira, 22, da nona edição do Projeto ‘Árvore da Solidariedade’. O evento é uma iniciativa do Ministério Público do Estado de Sergipe (MP/SE) através do Centro de Apoio Operacional da Infância e Adolescência e tem como objetivo despertar um espírito natalino nas crianças e adolescentes em abrigo na Grande Aracaju.  

A festa aconteceu no Iate Clube de Aracaju e teve em sua programação atividades que exaltassem o direito à infância. Entre as diversas brincadeiras, lanches variados eram servidos e grupos formados pelas crianças e adolescentes dos abrigos apresentavam números de dança e teatro. O momento mais esperado pelos jovens aconteceu às 17h quando o Papai Noel chegou no caminhão do Corpo de Bombeiros para distribuir doces e ajudar na entrega dos presentes.

Segundo a promotora de Justiça Dra. Miriam Teresa Cardoso Machado, diretora do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Adolescência, o evento ajuda a esquecer a ausência das famílias destes jovens em abrigo. “Durante a festa eles esquecem, mesmo que por algumas horas, a ausência de suas famílias numa data como o Natal. Aqui eles só querem saber de brincar e interagir com os outros abrigos”, explicou Miriam.

O coordenador do Abrigo Nova Vida, Edilberto Filho, afirma que esse é o momento mais esperado por estes jovens. “Durante todo o ano eles não escondem a ansiedade com a chegada deste evento. São momentos lúdicos de interação como esse que dão a força necessária para que eles não percam a fé num futuro melhor”, comentou Edilberto.

Paula Maynard, a coordenadora de Proteção Social Especial da Semfas esteve presente e diz emocionar-se com a alegria das crianças e adolescentes em um evento como o ‘Árvore da Solidariedade’. “É como se eles dessem uma pausa nas suas vidas difíceis e só vivessem de alegria por algumas horas. E é isto que o espírito natalino representa. Ajudar o bem sem olhar a quem. Atitudes singelas como esta iniciativa do MP/SE tem significado gigante no coração destes jovens. Fico feliz de fazer parte de um momento tão especial na vida deles”.